México – dicas praticas / hotéis

Dirigir em Yucatán é em geral tranqüilo, tirando alguns pontos o trânsito não é muito intenso, e as estradas principais são razoáveis, os mexicanos em geral não respeitam o limite de velocidade.

Cuidado ao abastecer e pagar com cartão. Com o fluxo intenso de turistas, eles as vezes aplicam “golpes” como a tentativa que tivemos de um “frentista” pegar meu cartão, dizer que a rede estava fora de serviço e eu ter que pagar com dólares americanos por não ter pesos no momento. Voltando ao hotel à noite descobri que o cartão havia sido de fato utilizado. Voltando ao posto descobri que o próprio funcionario havia assinado o recibo, claro que o gerente fez aquela “cara de surpresa”, e me pagou de volta, por isto também que não consigo ficar 100% desligado do mundo: santa internet.

Na cidade do México o panorama do trânsito muda. O trânsito intenso faz com que as pessoas sejam bem agressivas, não sinalizem as manobras e algumas vezes palavras e gestos são trocados. No entanto é mais tranquilo que São Paulo ou Rio de Janeiro. Os cuidados habituais de dirigir em uma cidade grande da América Emergente devem ser observados: dirigir na defensiva, evitar dirigir em lugares desconhecidos, principalmente tarde da noite (apesar de eu quase sempre desrespeitar esta regra) e não ficar nervoso em situações de stress, sangue de barata é importantíssimo.

Usamos o TomTom para iPhone (mapas EUA & México) e foi bem satisfatório. O sistema da TomTom para iPhone utiliza somente o receptor GPS do telefone e não utiliza a rede de dados sendo preciso fazer o download do mapa no telefone, que ocupa cerca de 1GB de espaço e tem instruções em diversos idiomas. É possível ouvir as músicas que estão no telefone, e somente em cidades pequenas que não havia o mapa completo. Para ter melhor recepção de GPS utilizamos o TomTom Car Kit for iPhone, que pode também ser utilizado como receptor GPS para iPad. Esta alternativa se paga a partir do quinto ou sexto dia de alguel de carro, porém o mais interessante é já ir com os Pontos de Interesses carregados nos favoritos, além de não ocupar muito espaço extra – apenas o suporte e carregador de bateria.

As locadoras cobram seguros exorbitantes (eu sempre prefiro ter seguro completo para não ter dor de cabeça depois). Uma alternativa é ver se seu cartão de crédito oferece cobertura. Alguns cartões (normalmente  os platinums) oferecem seguros que ficam bem mais em conta que os da locadoras. Para estar descansado, veja no entanto se o seguro é primário e quais as condições, e, claro se há cobertura no México.

Segue breve relato de alguns dos hotéis que ficamos:

Azul Sensatori em Puerto morelos tem excelente quartos, no geral funcionários simpáticos e eficientes, e ótima comida – especialmente no restaurante molecular. Em 4 noites que ficamos vimos 3 casamentos, e alguns funcionários com quem falamos disseram que éramos os únicos brasileiros lá. A praia é bem fraquinha, e por ser focado para time share, há uma certa pressão para a venda deste esquema, mas como tivemos paciência para agüentar a “sales pitch” ganhamos massagens na praia ;). Certamente há opções melhores e com praias muito mais bonitas.

Le Reve é um excelente hotel design. Os quartos são um show, a rede e hot tube dão um toque charmoso no pátio (há quartos com vista para o mar), porém a praia não agradou muito por conta da quantidade de pedras (apesar do hotel fornecer sapatos de borracha aos hóspedes).

La Purificadora em Puebla é um dos melhores e mais interessantes hotéis que já ficamos, tudo está “muy padre”.

Condessa DF em México DF é a versão da capital do La Purificadora. Não é overhyped. A localização é ótima no coração de Condesa, próximo a ótimos restaurantes e bares, mas o próprio restaurante e Rooftop bar do hotel são ótimos.

Hampton Inn & Suites no Zócalo, é uma ótima alternativa para explorar o centro histórico da cidade do México sem quebrar o seu bolso. O Hotel tem quartos espaçosos, um café da manhã espartano, porém honesto, e os funcionários foram em geral bem eficientes.

3 respostas em “México – dicas praticas / hotéis

  1. Oi, Philipp,
    Vi seu comentário no VnV falando do blog, mas não consegui comentar lá, não sei o que está acontecendo.
    Pode deixar que não vou reparar em nada, não, o importante é vc compartilhar as informações. Tenho que começar a traçar meu roteiro, e certamente seus posts vão me ajudar.

    Comentei com uma amiga com quem viajei ano passado para o México que quero voltar este ano para “conhecer” parte da Cidade do México e arredores, e ela fez cara feia, falou que a C. M. só a faz lembrar de poluição. Confesso que tenho um pouco de medo de viajar sozinha para lá, mas acho que a gente corre risco em qualquer lugar.

    O blog tá bem bonito, parabéns!

    • Jussara, tenho a impressão que sua amiga terá a mesma impressão de São Paulo, certo? São Paulo não é o Rio, mas tem seus encantos. Não quero comparar SP com CM, pois CM tem muito mais história. Quanto à segurança, eu tive a impressão de ser mais segura que as cidades no Brasil em geral, mas a atenção é importante como em qualquer destino (a única vez que quase fui assaltado foi em Paris)…

      Obrigado. O Blog está ainda começando, tenho muito material, porém para alguns dos destinos as memórias foram se perdendo, até por isso a idéia do fazê-lo 😉

      • Verdade, Philipp, ela até comparou a São Paulo. Eu gosto de SP apenas para passear, e olhando por esse lado não vejo problema em visitar a CM. O tamanho me assusta um pouco, mas SP tb me assustava e eu perdi o medo e andei por lá sozinha. A questão é estar sozinha na CM e ter toda a pinta de turista, mas como já viajei só outras vezes espero me sair bem.

        É, a gente vai esquecendo mesmo, o blog vai ser bom para ajudar a manter suas memórias. =)

Deixe um comentário

