Pisa

Chegar e sair da Itália pelo norte e de dia pode proporcionar vistas incríveis dos Alpes, é o aviso que mais uma viagem inesquecível está começando.

Os Alpes

Pisa, famosa pelo Campo dei Miracoli – mas principalmente pela Torre pendente – comprovou a teoria que tenho que quase sempre uma segunda visita a um local é melhor. Não temos mais a “pressão psicológica” de termos que visitar tudo e aproveitamos melhor os locais que realmente nos interessam.

Nosso vôo (British Airways) chegou por volta das 13:40h, e após a imigração que estava um pouco confusa mas fluindo, fomos buscar o carro e as 15:00h já estávamos no Campo dei Miracoli onde compramos nossos ingressos para subir na torre às 15:30h. Na alta temporada o ideal é comprar os tickets com antecedência conforme explicado aqui no VnV, atenção que o site do Opapisa em Inglês estava fora do ar, utilize a página em Italiano para comprar os ingressos. É possível também comprar ingressos para outro dia na bilheteria.

Bem próximo ao Campo dei Miracoli há um estacionamento, que tem acesso pela Via Bonnano Pisano, haverá vendedores de tudo lá por perto, mas o acesso é rápido e fácil, e sim, é uma “moeda” verde o ticket do estacionamento.

Estacionamento Campo dei Miracoli

A maioria dos turistas vão a Pisa em um bate e volta de Firenze, normalmente chegando por volta das 10:00h e voltando após o almoço. O que eles não sabem é que todo aquele mármore proporciona um show de cores distintas dependendo da intensidade e posição do sol: branco durante o sol mais intenso e tons laranjas no final da tarde:

A primeira vez que estivemos, não subimos na torre pois estávamos fazendo um backpacking e achamos que os EUR15 eram demais para nosso bolso. Obviamente que nos arrependemos, pois teríamos que pagar não somente os ingressos mas também a passagem para voltar para Pisa e subir na simpática torre :(.

Quase uma década após a primeira visita iríamos finalmente subir, e em um dia que estava espetacular:

Voltamos à noite o que foi muito interessante, não apenas pela iluminação mas também pelo fato de termos tudo somente para nós.

No Campo dei Miracoli, normalmente os turistas visitam o Duomo, sobem a torre, tiram fotos e vão embora. Um desperdício pois o Camposanto Monumentale (cemitério) e o Batistério são belíssimos e merecem a visita em seus interiores. Infelizmente os afrescos do Compasanto foram muito danificados durante bombardeios na segunda guerra.

O maravilhoso Duomo di Pisa é das igrejas romanescas mais bonitas da Toscana. No interior do Duomo estão os restos mortais de San Ranieri, patrono de Pisa e dos viajantes!

O Museo dell’Opera del Duomo dispõe artefatos removidos do Batistério e do Duomo. Dele pode-se ver uma das mais dramáticas vistas da torre. E mesmo se o tempo não estiver bom em sua visita não se preocupe, as nuvens deixarão apenas suas fotos mais interessantes ;).

Sem dúvida que as principais atrações de Pisa se concentram no Campo dei Miracoli, porém Pisa é mais que isso. Às margens do Rio Arno (o mesmo que passa por Firenze) está a pequenita igreja Santa Maria della Spina, e o Museo Nazionale di San Matteo.

Próximo à Torre Pendente a maioria dos restaurantes são direcionados ao turismo e praticamente nenhum oferece algo que realmente mereça comentários. Tendo mobilidade e tempo, o Il Colonnino proporcionará uma ótima experiência gastronômica Toscana. Lá comemos um excelente menú degustação medieval, tomamos o que até hoje foi a melhor sopa de sempre a Zuppa Lombarda (também chamada de Zuppa Bastarda), e obviamente tomamos um ótimo vinho!

Como estávamos de carro, resolvemos ficar em um hotel um pouco mais afastado do centro para não termos problemas com estacionamento. A escolha foi o San Ranieri. Excelente hotel design com quartos interessantíssimos e que conseguimos ótimo preço pelo hotels.com .

DSC02571

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s