Cortona

Não é difícil entender a razão de Cortona ter sido escolhida como principal set do filme Under the Tuscan Sun. Ainda mais fácil entender “perché” dizem que você também irá querer comprar uma villa em Cortona após uma visita.

vista de Cortona do santuário de Santa Margherita

Os Etruscos fundaram Cortona estratégicamente em uma colina para se protegerem de invasores como os Romanos. Luca Signorelli e Pietro da Cortona nasceram na cidade, e Frá Angelico viveu e trabalhou em Cortona. No Museo Diocesano pode-se obeservar L’Annunciazione di Cortona entre outras obras destes e outros mestres gótico-renascentistas.

Cortona

Cortona conta com diversas belíssimas igrejas. A Santa Maria Nuova está localizada em um vale que a deixa ainda mais encantadora. A Basílica di Santa Margherita contém os restos mortais da  patrona de Cortona e um interior primoroso. Um belo exemplo renascentista é a Chiesa di Santa Maria delle Grazie al Calcinaio que tem vistas lindas do vale. Já no centro da cidade em em frente ao Museo Diocesano fica o Duomo.

Andar pelas ruas de Cortona é quase que como voltar à idade média: ruas estreitas, construções de pedra, e graciosas praças como a Piazza della Repubblica onde está o Palazzo Comunale.

Por recomendação do Lonely Planet, almoçamos no restaurante La Bucaccia. Romano e sua família fazem a refeição ser memorável, com bom humor, ótima comida, preço razoável, e um ambiente muito agradável. Consegui mandar uma bistecca alla fiorentina acompanhada de um Nobile de Montepulciano, e isso depois de comer um primo piato: vai ter fome assim lá na Itália!

A diversão é garantida na cidade, mas por conta da quantidade de vinho que todos nós turistas bebemos, devemos sim seguir o pedido:

Non pretendiamo che date centro ma almeno fatela dentro

No final da tarde ainda presenciamos um inesquecível por do sol. Cortona merece pelo menos um dia inteiro no modo “slow travel” “di godere nella sua pienezza”.

Anúncios

2 respostas em “Cortona

  1. Ai, ai… e eu que antes de visitá-la já quero morar lá? Que faço? Muito obrigada pelas dicas, Philipp, vou aproveitar muito em setembro. Adorei o texto, as fotos e as preciosas dicas.
    Gloria

    • Gloria

      É assim mesmo, e você vai querer morar lá ainda mais depois de visitá-la! Conforme falei no VnV, além do La Buccaccia, recomendo o restaurante Preludio.

      Se precisar de mais alguma dica avisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s