Vale do Loire II + Chartres

O segundo dia foi muito intenso e não recomendo este tipo de itinerário para cardíacos, não deu para aproveitar como deveríamos. O ideal seriam 3 dias no Vale do Loire, para fazer com calma e ver mais castelos e cidades, mas era o tempo que tínhamos disponível.

Château de Chenonceau:

O Château de Chenonceau, tem uma história um tanto quanto rebuscada com várias pessoas da nobreza se endividando e vendendo para outros nobres, até que a Coroa francesa no reinado de Francisco I, o recebeu por dívidas da família Bohier. Após a morte de Francisco I,  o Castelo – projetado por Philibert de l’Orme – foi oferecido pelo então rei Henrique II à sua amante Diane de Poitiers. Tudo isto para dizer que foi ela, Diane, a grande responsável por fazer o castelo parecer também com uma ponte atravessando o rio Cher. No interior do castelo pode-se visitar seus diversos aposentos, mas o destaque mesmo fica para os jardins e para a imponente posição que o castelo tem sobre as águas do Cher. É talvez o castelo mais bonito de todo vale do Loire.

Château de Chenonceau

Château de Chenonceau
Château de Chenonceau

Château de Chambord:

Uma pequena viagem de 50Km separam Chenonceau de Chambord, e os dois podem e devem ser visitados em um mesmo dia. O Castelo de Chambord é um dos mais famosos não somente do Vale do Loire mas de todo mundo. Diferentemente do Castelo de Chenonceau, Chambord é um colosso, e leva um pouco mais de tempo para visitá-lo (ficamos entre 4 e 5 horas nele) e apesar de contar com um parque próximo o jardim não se destaca muito. Além da visita dos aposentos imperiais há exposições no castelo, e nós nos deparamos também com um simpático e belo Simca (foto abaixo), mas não serei o maior, pois não comprei o Simca Chambord :D.

O projeto original do castelo é atribuído a Domenico da Cortona, porém há uma controvérsia, e alguns historiadores dizem que o arquiteto francês Philibert de l’Orme (o mesmo do Chenonceau) teve uma posição prominente no projeto, enquanto outros sugerem que Leonardo da Vinci o teria projetado. Independentemente da controvérsia, o castelo é talvez o ápice da arquitetura renascentista francesa.

Château de Chambord

Château de Chambord

Catedral de Chartres:

De Chambord, seguimos para Chartres que está cerca de 120Km de distância. Fomos a Chartres para exclusivamente ver sua magnífica catedral, cuja história se iniciou em 1145. Assim como o Vale do Loire, a Cathédrale Notre-Dame de Chartres é listada como patrimonio mundial pela Unesco desde 1979, com vitrais lindos, detalhes de cair o queixo e um famoso labirinto em seu interior.

Durante a segunda guerra mundial, os vidros da catedral foram retirados logo antes da invasão alemã, que foram limpos antes de serem repostos. A cidade de Chartres foi intensamente bombardeada, porém a catedral foi poupada pelo Coronel Griffith Jr que tinha ordens para destruí-la pois o exército americano acreditava que os Nazis a estavam utilizando como ponto de observação. Griffith Jr junto de apenas mais um soldado foram fazer um reconhecimento de campo e viram que os alemães não a estavam utilizando, assim a linda catedral não sofreu danos durante a guerra, para nossa alegria.

Na nossa aventura, faltaram muitas coisas e lugares para ver, mas infelizmente o tempo é o recurso mais escaço que temos. Orléans, Château de ChinonChâteau du Rivau, Château d’UsséChâteau de VillandryChâteau de Valençay, e o Château d’Azay-le-Rideau, são exemplos da quantidade de pontos que podem ser visitados. Mas cuidado, não tenha a síndrome do “já que estou do lado…“, escolha alguns e foque, pois todos são magníficos.

Anúncios

2 respostas em “Vale do Loire II + Chartres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s