Toscana e Úmbria

Recentemente visitamos uma série de pequenas cidades e vilas na Toscana e Úmbria. Nem é preciso falar sobre a fantástica Toscana que é das regiões mais procuradas na Itália. Porém a vizinha Úmbria não deixa nada a desejar – na culinária inclusive ganha de sua vizinha na minha humilde opinião – e infelizmente é muitas vezes deixada de lado: normalmente os turistas visitam Assis e Perugia.

Desta vez resolvemos explorar um pouco da Toscana e mais profundamente a Úmbria: o coração verde da Itália. Esta viagem complementou bastante a que havíamos feito antes, mas ainda teremos que voltar pois não conseguimos explorar tudo. Os relatos virão na seguinte ordem:

1) Orvieto, Bagnoregio, Pitigliano e região. Aqui

2) Siena. Aqui

3) Montepulciano, e o Val D’Orcia

4) San Gimignano e Monteriggioni

5) Assis e Spello

6) Todi, Torgiano, Bevagna e Montefalco

7) Gubbio

8) Monterchi, Anghiari, SansepolcroCittà di Castello e Montone

9) Fontignano, Tavernelle, Panicale, Paciano – a rota de Perugino

10) Perugia

Fica aqui um “instapreview” do que vem pela frente:

Como as informações dos locais acima na wikipedia.org em Potuguês são muito ruins deixei direcionado para as paginas em Inglês ou Italiano. Para mudar para Português (quando houver) basta clicar (carregar) no idioma na tabela à esquerda.

As cores no mapa acima correspondem com as bases que escolhemos para explorar cada uma das regiões: Orvieto, Siena, e Perugia

Anúncios

6 respostas em “Toscana e Úmbria

  1. Philipp,
    Teus posts me deixaram com água na boca e ñ vejo a hora de estar lá. Gostaria de saber se no inverno poderei aproveitar tão obtém, irei com filho de 6 anos.

      • Olá Helena!

        No inverno é possível pegar bastante frio e inclusive neve, assim os deslocamentos serão um pouco mais difíceis. Além disto os dias são mais curtos. No entanto deve ser muito bonito ver estes lugares com neve! Ano passado fomos no final do inverno (durante o carnaval no Brasil) para pesquisar umas coisas e conseguimos aproveitar, mas os locais mais altos estavam com neve. Se tiver roupa adequada, acredito que vai aproveitar sim.

  2. Olá Philipp,

    Gostaria de saber se dá, partindo de Roma, bem cedo, para visitar a cidade de Cascia, depois Assisi e seguir para Firenze no mesmo dia. Qual a melhor forma de ir até essas cidades? De trem, de ônibus, de excursão? A gente consegue alguém que nos leve até essas cidades nos deixando em Firenze sem ter que voltar a Roma? Ou é possível pegar um trem em Assisi para Firenze? Não gostaria de alugar carro e ter que dirigir. Estarei indo para a Europa e o meu roteiro vai de Roma até Veneza. Como estarei indo na direção norte estou pensando em fazer dessa forma. Meu interesse nas cidades de Cascia e Assisi é somente religioso, então visitar os santuários é o meu objetivo.

    • Valéria, eu certamente precisaria mais que um dia para isto. Santa Rita, São Francisco e Santa Clara merecessem mais que 1 dia! 😉

      Brincadeiras à parte, pelo que pesquisei rapidamente, Spoleto é a cidade mais próxima de Cascia onde há trem desde Roma e leva aproximadamente 1:30 de viagem. Se lá você poderia pegar um transporte local (??? desculpe mas não terei tempo de pesquisar) ou um taxi até Cascia.

      De Spoleto para Assisi há trem, que leva 35 minutos e custa menos de EUR10. Eu tiraria pelo menos metade de um dia para visitar Asissi: nossa experiências:
      https://siamoarrivati.wordpress.com/2012/02/26/tre-giorni-in-umbria/
      https://siamoarrivati.wordpress.com/2013/04/28/spello-e-assisi/

      De carro tudo seria muito mais fácil, mas se não for realmente possível, no seu lugar eu iria de trem até Spoleto e visitaria Cascia. Depois iria até Assisi, e de lá iria até Firenze (com o coração apertado por ter deixado Perúgia de fora), mas ainda assim levaria cerca de 2:30 de trem.

      Firenze precisa de pelo menos 2 dias, é cidade grande com muita história!

      Mas a verdade é que a Itália é um deleite e qualquer período lá é excepcional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s