Siena

Localizada na região central da Toscana, Siena é uma bela cidade murada no alto de uma colina. Com apenas 55 mil habitantes, a cidade de histórica rivalidade com Florença, conta com uma das mais antigas universidades da Italia a Università degli Studi di Siena fundada em 1240, e o mais antigo banco em atividade do mundo o Monte dei Paschi di Siena que foi fundado em 1472. Por tanta história e um pouco mais o centro histórico de Siena foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1995.

Duomo: a fantástica catedral de Siena foi construída entre 1136 e 1382 em estilo gótico. Uma das mais belas catedrais, conta com trabalhos de Bernini, Pisano, Pinturicchio, Michelangelo, Donatello, entre outros mestres.

O impressionante interior é um emaranhado de obras de arte que para apreciá-lo, precisamos de um bom tempo. Tivemos sorte pois visitamos na época que todos aqueles mosaicos em mármore (56 painéis) ficam descobertos: entre Setembro e Outubro. Os púlpitos de Pisano e a Biblioteca Piccolomini são imperdíveis.

Compramos o OPA SI PASS por EUR9 que dá direito a visitar a Catedral, o belíssimo Battistero di San Giovanni, a Cripta, o Museo dell’Opera, o Oratório de San Bernardino que fica próximo à Basilica di San Francesco, e subir na fachada da nave inacabada para vistas lindas da cidade. O site diz que em 2 horas pode-se fazer todo o circuito, nós fizemos em cerca de 3:30h (sem o Oratório de San Bernardino) e isto que visitamos numa segunda-feira em Outubro. Num dia de fim de semana na alta estação certamente levaríamos mais tempo.

Piazza del Campo: junto ao Duomo forma o que chamo de Duo di Siena. Muita gente não visita Siena, visita o Duomo e a Piazza del Campo pois reservam algumas horas para “visitar” a cidade naqueles programas de “maraturismo”, uma pena pois na minha opinião este é um local mágico – onde todos os anos o Palio é disputado – para ir com calma.

Como no nosso planejamento deixamos tempo suficiente para visitarmos com calma esta bela piazza, pudemos fazer como os estudantes locais e sentarmos (deitarmos) na praça para nos hidratarmos depois de um ótimo almoço com excepcional comida, vinho e grappa para finalizar. Como estávamos com um iPhone que tinha Rosetta Stone, aproveitamos inclusive para estudar um pouco de Italiano :D.

Descobrimos que há duas Sienas bem distintas. A primeira opera das 10:00h até cerca de 17:00h quando ordas de turistas lotam as ruelas medievais da cidade e deixam filas gigantescas para visitar o Duomo, e, este efeito é amplificado nos fins de semana. Na segunda, os turistas que deixaram Siena como base e não apenas uma passagem, podem aproveitar com os locais restaurantes de primeira classe e aproveitar Siena em sua plenitude. Em nossa primeira “visita” à Siena quando fizemos um “maraturismo” em 2003, ficamos cerca de 4 horas na cidade o que não deu nem a impressão de ser uma cidade murada. Desta vez ficamos 4 noites em Siena que foi nossa base para também explorar o Val D’Orcia e San Gimignano (próximos posts), assim tivemos uma boa idéia da verdadeira Siena e seus encantos.

 

Restaurantes: Infelizmente não pudemos ir na Taverna di San Giuseppe que foi muito bem recomendada no nosso hotel, mas estava lotada, da próxima vez faremos reserva com bastante antecedência. Gostamos do muito bom Ristorante San Desiderio onde comemos muito bom Pici al ragú di cinghiale. Próximo à Basilica di San Domenico há uma região com vários restaurantes que inclusive oferecem vista do Duomo, fomos na Pizzeria di Nonno Mede – pizzas ok, nada especial, na mesma região a Osteria Il Campaccio é bem avaliada no tripadvisor. Finalmente, gostamos muito da Osteria Nonna Gina, onde comemos excellente Tagliata di Cinta Senese: cuidado, Tagliata é carne, não tem nada a ver com o Tagliatelle.

Hotel: Lendo as recomendações no Tripadvisor escolhemos o Hotel Athena. Siena foi a base para também explorarmos o Val D’Orcia e San Gimignano (próximos posts) assim queríamos estar dentro da cidade podendo andar para o centro quando quiséssemos mas com a possibilidade de estacionar nosso carro. O Athena foi excellente, os funcionários extremamente atenciosos e inclusive nos ajudaram a ligar para a Vodafone por conta de um problema que tivemos. Apenas o café da manhã deixou a desejar. Próximo à Porta San Marco facilitou nossas saídas da cidade, e muito próximo ao Duomo e Piazza del Campo (10 a 15 minutos à pé), quartos espaçosos porém sem muito charme, e nosso quarto tinha uma vista linda:

Vista Hotel Athena

Palio di Siena: A tradicional corrida de cavalos que ocorre 2 vezes por ano na Piazza del Campo nos dias 2 de Julho e 16 de Agosto movem a cidade inteira. Em todo Palio 10 cavalos e “jóqueis” representam suas 10 das 17 contradas. As 7 que não participaram no Palio anterior e mais 3 escolhidas em sorteio são as que participam do evento.

Fizemos um passeio pelas ruas de Siena (algumas delas fora do circuito turístico principal), e pudemos observar os adornos das diferentes contradas pelas regiões de Siena. Pudemos também observar os resquícios das festividades do Palio e principalmente as festividades da Contrada di Valdimontone que havia vencido o Palio de 16 de Agosto de 2012.

Pudemos também observar como os Italianos conseguem estacionar em tão pouco espaço :D!

 

Para mais dicas, recomendo ler o VnV. Aqui, aqui, e aqui mais dicas preciosas.

Nossa aventura pela Toscana e Úmbria:

1) OrvietoBagnoregioPitigliano e região. Aqui

2) SienaAqui

3) Montepulciano, e o Val D’OrciaAqui

4) San Gimignano e MonteriggioniAqui

5) Assis e SpelloAqui

6) TodiTorgianoBevagna e MontefalcoAqui

7) GubbioAqui

8) MonterchiAnghiariSansepolcroCittà di Castello e MontoneAqui

9) FontignanoTavernellePanicalePaciano – a rota de PeruginoAqui

10) PerugiaAqui

Anúncios

3 respostas em “Siena

  1. Bom dia, muito bom o blog.
    Estamos indo para a Itália em setembro e gostaria de saber onde alugou o Fiat 500 conversível que menciona em um dos posts.

    Obrigado.
    Renato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s