Spello e Assisi

Já havíamos visitado Assisi conforme este relato, mas na primeira ocasião não tivemos muito tempo e ficamos cerca de 2 horas e meia na cidade. Agora estávamos em um grupo grande – mais de 20 pessoas – e nossa base era próxima às margens do Lago Trasimeno. Tivemos um dia inteiro para visitar Spello e Assisi.

Spello

Há muito tempo, Júlio César já havia declarado: “Splendidissima Colonia Julia”. Localizada ao sul do Monte Subásio, Spello é uma pequena e linda cidade com menos de 9 mil habitantes e localizada no alto de uma colina.

Nosso grupo era o único grande na cidade, que visivelmente tinha apenas locais e turistas italianos.

As ruas e casas de pedra fazem de Spello praticamente um cenário de cinema. Imagino que na primavera (estávamos no outono) deve haver muitas flores por .

As ruas no entanto são muito íngremes, pois a bela cidade está ao pé do Monte Subásio. Boa forma física ajuda bastante na visita.

E lá do alto de Spello pode-se ver Assisi:

Assisi vista de Spello

Nossa visita levou cerca de 2 horas e todos integrantes do grupo gostaram bastante de Spello.

Assisi:

Havíamos visitado a cidade de São Francisco e Santa Clara conforme relatado aqui. Desta vez, os planos era de realmente explorar a belíssima cidade, e não somente visitar as principais atrações: a Basílica de San Francisco e a de Santa Clara.

AssisiAssisi

Ao chegar fomos direto para o restaurante Ristorante Metastasio, onde havíamos reservado a explanada para nosso grupo. O Menú que pedimos estava fabuloso e a vista da explanada foi incrível.

Assis - Visao desde o Restaurante - 1

Foto acima by Aridelson Müller.

Saindo do restaurante fomos visitar a Basílica de São Francisco, mas o tempo virou e veio uma chuva bastante intensa. No final dela fomos premiados com um arco-íris.

Neste momento o grupo se dividiu, alguns ficando no centro de Assisi, outros foram visitar a Basílica de Santa Maria degli Angeli (a igreja que contém outra igreja dentro e local onde São Francisco morreu). O grupo no qual eu estava resolveu subir as ruas de Assisi até a Rocca Maggiore.

A Rocca Maggiore é uma fortificação que data do século 12 e está no ponto mais alto da cidade. A subida foi premiada com lindas vistas da região.

Da Rocca Maggiore, voltamos ao centro de Assisi para visitar outras igrejas, incluindo a Basílica de Santa Clara, a Catedral de San Rufino, outras igrejas menores e claro andar um pouco mais pelas ruas de Assisi.

Ficamos em Assisi até pouco depois do sol se por.

Assisi

A dupla Spello e Assisi é ideal para uma visita de dia inteiro.

Nossa aventura pela Toscana e Úmbria:

9) FontignanoTavernellePanicalePaciano – a rota de PeruginoAqui

10) PerugiaAqui

2 respostas em “Spello e Assisi

1. Antes de mais nada, parabéns pelo seu Blog! Muito bem escrito, fotos lindas e muita informação boa! Estou encantada com tudo que leio aqui! 🙂
    Estou indo com meu noivo pra Roma em fevereiro de 2019 pela 3a vez e gostaríamos de passar uns 3 dias na Umbria. A princípio meu roteiro seria Roma-Perugia, pernoitando lá no dia 14. No dia seguinte, 15/2, vamos visitar Assissi por um dia e de lá vamos para Espoleto no fim do dia, onde pernoitamos. No dia 16 passeamos por Espoleto e voltamos a Roma. Você acha suficiente? Ou vai ficar muito corrido? Tem alguma dica de hotel nestas cidades?
    Desde já te agradeço pela atenção!

• Desculpe responder somente agora é espero que ainda ajude. Acho apertado pois estará frio e os dias são curtos, além disso há bastante o que ver em Perugia. Assisi daria para combinar com Spello. Não estivemos ainda em Spoleto.
      Montaria Base em Perugia para explorar pela noite.