Todi, Torgiano, Bevagna e Montefalco

Todi:

Já estávamos hospedados em Perúgia, e escolhemos neste dia visitar uma série de cidades e vilarejos próximos. Umas 8:45AM nosso grupo de 3 casais saiu com 2 carros que tínhamos de um hotel localizado no centro de Perúgia (falarei sobre ele no relato da cidade) com direção à nosso primeiro destino que estava a 46Km ao Sul. Pegamos um pouco de trânsito na saída devido ao horário e chegamos no primeiro destino por volta das 9:50AM.

Todi:

Estacionamos o carro em Todi em um estacionamento que fica no canto oeste da cidade, de onte tomamos um funicular para subir na parte alta da cidade que fica no alto de uma colina. De cima, tivemos vistas lindas do vale. Depois seguimos até a Igreja de San Fortunato – igreja franciscana de história e arquitetura muito interessante – onde subimos no campanário para ter vistas lindas:

Nosso grupo seguiu então para a praça central e fomos visitar Le Cisterne Romane, mas antes passamos pelas lindas ruelas medievais próximas à Corso Cavour:

Depois de visitar a Cisterna, fomos explorar o centro de Todi. A cidade é bem compacta, mas seu belo centro convida para um café, ou licor, ou qualquer coisa que faça sentar à mesa na esplanada apreciando o Pallazo del Capitano e o Duomo!

Da Piazza Garibaldi (ele mesmo) mais vistas lindas do outro lado do vale:

Vista da Piazza Garibaldi

E claro na Corso Cavour, parada obrigatória para apreciar e comprar os produtos de Todi:

Na volta ao carro mais lindas vielas da cidade medieval. Aos apreciadores de vinho, o Grechetto de Colli Martani é excelente. Já provei dois produtores e gostei de ambos.

Torgiano:

Fomos para Torgiano com o objetivo de conhecer o museu do vinho. Chegando lá descobrimos que abriria somente mais tarde e resolvemos almoçar. Infelizmente tivemos a pior refeição em 14 dias na Itália. Com relação ao museu, ele é interessante, porém eu e mais um casal de amigos estávamos esperando algo que tivesse mais informações sobre a produção do vinho e castas de uva, enquanto que o museu foca mais no papel social do vinho – mesmo quanto aos artefatos – e também na arte vinculada ao consumo do vinho. As outras 3 pessoas – um fotógrafo e duas artistas plásticas – divertiram-se um pouco mais, principalmente na sala de gravuras :).

Bevagna:

Saímos de Torgiano cerca de 15:00 e seguimos para Bevagna onde chegamos às 15:30. A cidade logo nos surpreendeu:

Enquanto as 3 senhoras resolveram ouvir a história do teatro romano de Bevagna, os 3 senhores foram a Piazza Silvestre para fotografa-la e aproveitar um pouco mais do centro medieval da cidade:

Montefalco:

Finalmente, terminamos este dia na cidade de Montefalco. A estratégia foi terminar onde poderíamos jantar algo light na cidade que produz o melhor vinho tinto Úmbrio o Sagrantino de Montefalco. Chegamos por volta das 18:30 e ainda pudemos andar um pouco pela cidade antes de anoitecer:

Depois de andar um pouco pela cidade, paramos em uma loja para comprar bons Sagrantinos e depois seguimos para nosso jantar light. Saímos de Montefalco já à noite e fomos de volta para Perúgia.

Dirigimos no total 166Km no nosso percurso:

Se fosse hoje fazer novamente este roteiro, provavelmente deixaria Torgiano de fora ou para outro dia, como no mapa abaixo. Almoçaria em Todi e iria para Bevagna e depois Montefalco (ou talvez deixaria Foligno também no circuito). Reduzindo assim o tempo de estrada e ficando um pouco mais slow. Mas de qualquer forma adoramos este dia.

Nossa aventura pela Toscana e Úmbria:

1) OrvietoBagnoregioPitigliano e região. Aqui

2) SienaAqui

3) Montepulciano, e o Val D’OrciaAqui

4) San Gimignano e MonteriggioniAqui

5) Assis e SpelloAqui

6) TodiTorgianoBevagna e MontefalcoAqui

7) GubbioAqui

8) MonterchiAnghiariSansepolcroCittà di Castello e MontoneAqui

9) FontignanoTavernellePanicalePaciano – a rota de PeruginoAqui

10) PerugiaAqui

Anúncios

3 respostas em “Todi, Torgiano, Bevagna e Montefalco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s