Fontignano, Tavernelle, Panicale, Paciano – a rota de Perugino

Este foi nosso último dia de visitas na Itália. Fizemos indo de Perúgia a Roma, onde jantamos e dormimos nossa última noite próximo ao aeroporto Fiumicino. O plano foi explorar estes simpáticos vilarejos, por onde passou Pietro Vanucci, o Perugino.

Fontignano: 

Foi onde Perugino morreu em 1523. Neste vilarejo medieval localizado no alto de uma colina está a Chiesa dell’Annunziata, onde está o afresco Madonna col Bambino, uma das obras primas do artista.

Tavernelle:

Somente 10 minutos depois (7Km) está a vila de Tavernelle, onde está o Santuario della Madonna di Mongiovino que data do século 16.

Panicale:

Cerca de 7Km depois (uns 15 minutos de carro) estávamos em Panicale já no Val di Chiana. Na cidade fortificada está o Martirio di San Sebastiano de Perugino na Igreja de San Sebastiano. Quando chegamos no centrinho da cidade, a co-pilota disse que parecia que estávamos num filme de Fellini. 😀

Panicale

Nesta praça – Piazza Umbreto I – está a Collegiata di San Michele Arcangelo de linda fachada renascentista. Aproveitamos para andar pelas lindas ruelas do burgo, tomar um gellato e um café.

Saindo da cidade, passamos na Chiesa della Madonna della Sbarra, onde está o afresco della Madonna col Bambino do século 15.

Chiesa della Madonna della Sbarra

Próximo à igreja havia um mirante de onde viamos parte da cidade e o belo vale junto ao Lago Trasimeno:

 

Paciano:

Cerca de 4Km depois (uns 10 minutos de carro) a oeste de Panicale está Paciano que é uma comune italiana de 988 habitantes. A vila faz parte do I borghi più belli d’Italia, que é uma associação que provome algumas pequenas vilas com fortes interesses históricos e artísticos.

Junto com Corciano que havíamos visitado no início de 2012 – relato aqui – Paciano foi uma das mais bem preservadas vilas medievais que visitamos na Úmbria. Quanto mais caminhávamos pelo centro do burgo, mais queríamos ficar por lá.

Este foi sem dúvida o dia mais “slow” de nossa viagem. Passamos com calma por estes lindos vilarejos. O total percorrido desde Perúgia foi de 40Km! Mesmo adicionando Corciano o total ficaria em somente 50Km o que fica super tranquilo. Como de Paciano seguimos a Roma, tivemos uma boa perna final de 160Km. Finalmente, por serem vilas pequenas não achamos que correríamos riscos com nossas malas, mas tentamos deixar pouco à vista, afinal melhor prevenir…

Pensamos também em fazer Città della Pieve que foi onde Perugino nasceu, porém, ficaria um pouco puxado e tarde para ver o que mais nos atraía lá, uma boa desculpa para voltarmos. 😉

Saudades da bela Úmbria!

Nossa aventura pela Toscana e Úmbria:

1) OrvietoBagnoregioPitigliano e região. Aqui

2) SienaAqui

3) Montepulciano, e o Val D’OrciaAqui

4) San Gimignano e MonteriggioniAqui

5) Assis e SpelloAqui

6) TodiTorgianoBevagna e MontefalcoAqui

7) GubbioAqui

8) MonterchiAnghiariSansepolcroCittà di Castello e MontoneAqui

9) FontignanoTavernellePanicalePaciano – a rota de PeruginoAqui

10) PerugiaAqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s