Farnsworth House

Hoje fiquei um pouco saudosista com Chicago por conta deste post aqui. Assim resolvi escrever sobre uma day trip que fizemos para conhecer uma das maravilhas próximas à Chicago.

Localizada a somente 1 hora e 20 minutos de Chicago, a Farnsworth House é uma das obras primas do arquiteto alemão naturalizado americano Ludwig Mies van der Rohe.

Edith Farnsworth, uma respeitara nefrologista de Chicago, comissionou a construção desta casa para ela se dedicar a seus hobbies: tocar violino, traduzir poesias e aproveitar a natureza.

A casa que foi construída em 1951 custou $74 mil ($648 mil em valores de 2012) e teve disputas jurídicas de ambos lados, Mies van der Rohe alegando o não pagamento de cerca de $28 mil e Edith Farnsworth alegando má gestão dos recursos, pois com a guerra da Coréia os custos ficaram cerca de $16 mil superiores ao orçamento original. Apesar dos advogados de Mies van der Rohe terem provado que os custos extras foram aprovados, a publicidade negativa foi ruim para ambos os lados. Mais informações estão aqui.

Obviamente uma visita obrigatória para arquitetos e designers, mas mesmo eu que não pertenço a nenhum destes grupos gostei muito da visita.

Mies viveu em Chicago até os últimos dias da vida dele. Há muita coisa dele por lá. Um passeio pelo IIT onde ele foi professor também há várias obras dele!

Para os “Shoppaholics” a visita pode ser facilmente combinada com uma passagem tanto na ida quanto na volta no Premium Outlets de Aurora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s