Marrocos – Fes

Fes (فاس):

Cidade com terceira maior população do pais, Fes é a capital medieval do Marrocos e tem duas Medinas. A maior dela Fes el Bali, é a mais bem preservada cidade murada medieval árabe do nosso planeta e também e’ a maior área urbana por onde carros não transitam. Neste labirinto de cores, cheiros e sons, o transporte de mercadorias é feito na grande maioria como há 500 anos por carriolas e burros, mas algumas vezes motocicletas também podem ser vistas.

Para um ocidental não muçulmano, Fes dificilmente ira encantar pela estética a qual estamos acostumados e em algumas situações e locais pode inclusive causar um pouco de náusea, porem a sua importante e incrível herança histórico-cultural-religiosa certamente deixara grandes memórias aos que de mente aberta deixarem-se encantar em suas confusas e muitas vezes apertadas Medinas.

A cidade é compacta o que possibilita visitá-la em um dia completo. Recomendo no entanto a contratação de um guia (cuidado com os guias falsos que ficam nas ruas da cidade, contrate algum indicado pelo seu hotel), pois encontrar os pontos de interesse na Medina Fes el Bali não parece ser tarefa para principiante. Com mais tempo, sería muito interessante se perder na Medina :D.

Dar-el-Makhzen (Palácio Real):

Iniciamos o dia visitando o Palácio Real. Assim como em Rabat o Palácio Real de Fes não está aberto ao público, portanto visitamos na verdade os principais portões do mesmo. A passagem pelos imponentes portões de metal com detalhes utilizando os zellij (mosaicos de cerâmica) e cedro esculpido. Certamente um deleite para os que gostam de fotografia.

Bab Bou Jeloud:  

Começamos nosso tour pela Medina pelo principal portão da Medina de Fes el Bali. Ao passar por ele foi como se tivéssemos tomado uma máquina do tempo.

Medina Fes el Bali:

Fes el Bali (a antiga Fes) é a parte mais antiga da cidade e foi a capital do Marrocos entre 789 e 808AD. Em 1981 foi listada como Patrimônio Histórico pela UNESCO e conforme já dito acima, hoje é a maior cidade medieval murada árabe e região urbana onde carros não transitam.

No Marrocos, Riad é o nome dado a casas e palacetes que são completamente fechadas para exterior e contém um pátio interior, a palavra Riad significa jardim. Desde a década de 1990 muitos destes Riades foram transformados em hotéis e B&Bs – alguns perderam um pouco da autenticidade. Assim hoje o turista pode ficar em lugares charmosos com decorações árabes incríveis. Nosso grupo estava em um hotel, assim nosso guia nos levou em uma para visitarmos (não recordo o nome):

Numa próxima visita ao Marrocos teremos que ficar em um!

Infelizmente não podíamos entrar nas mesquitas, mas nosso guia nos levou até Zaouia of Moulay Idriss II santuário dedicado a Moulay Idriss II, patrono de Fes que reinou no Marrocos de 807 a 828. A entrada e a Janela lateral deste santuário já eram extremamente bonitas.

E seguimos pela medina:

Fes é mundialmente famosa por nela estar a mais antiga instituição educacional em operação do planeta de acordo com a UNESCO e Guiness World Records. A Universidade de al-Karouine foi fundada como uma madrassa e se tornou em um dos mais importantes centros educacional e espiritual do mundo islâmico. Mas para a minha grande decepção, não pudemos visitá-la pois o complexo estava em restauração :(. Pelo que vi em fotos uma visita à ela já vale a parada em Fes.

Mosque of al-Qarawiyyin

Nosso guia então nos levou em uma loja de tapetes. Atenção, pois todos guias levarão em diversas lojas e quanto mais você gastar mais o guia vai ganhar em comi$$ões, é parte do modus operandi do turismo lá. Nós já sabíamos disto mas queríamos comprar algo e como nos apaixonamos por 2 tapetes, barganhamos muito até chegarmos à um acordo. Nosso guia disse que naquele preço ele não teria nada de comissão, mas sinceramente não sei se é verdade.

Descobrimos alguns anos depois que o tapete Berbere que nos fora vendido como tendo somente corantes naturais realmente tinha somente corantes naturais. Um pequeno acidente fez com que água que caiu nele o descorasse ligeiramente. Um acidente que nos provou que não fomos enganados. 😀

Fomos então as mundialmente famosas e nauseantes Tanneries de Fes (Curtume de Fes). Um curtume que utiliza os métodos antigos deixam o ambiente tão nauseante que estes lugares são “isolados” das cidades que estavam. Não, ele não é longe da Medina, é tecnicamente dentro dela, porém há um certo isolamento “natural”. Para conseguir observar o local, ramos de hortelã foram distribuídos aos visitantes que ao cheirá-los neutralizada o odor que emanava do curtume.

Apesar de tão nauseante, ver aquilo é fascinante pois utilizam o mesmo método de séculos atrás, no entanto, ao mesmo tempo é triste pois as condições de trabalho lá não são as mais higiênicas que há.

Fomos então até a Borj Sud (torre sul) localizada em cima de um morro ao sul da cidade que tem vistas espetaculares de Fes.

E para terminar o tour de nosso grupo, fomos até a Les Potteries de Fès, o lar da cerâmica Fassi. Lá observamos a pintura das cerâmicas, nos explicaram como elas são produzidas e claro fomos às compras.

Finalmente à noite fomos jantar onde comemos várias delícias marroquinas, tomamos um bom vinho tinto (eles produzem para exportação e para os turistas) e assistimos algumas apresentações. Super-ultra turístico, mas foi bacana ;).

Gostamos bastante de Fès, porém teremos que um dia voltar para ver algumas atrações que faltaram: Universidade de al-Karouine (que estava em restauração), a Madrassa Bou Inania, a Madrassa al-Attarine, a Madrassa Sahrij, o Museu Nejjarine de Artes e Artefatos de Madeira, a Mesquita Andaluz, o Museu Dar Batha, e obviamente ficar em um Riad charmoso :D.

Nosso tour no Marrocos:

1) Agadir, Essaouira, Safi, e El Jadida

2) Casablanca, Rabat, Meknes, Volubilis e Moulay Idriss

3) Fes

4) Marrakech

5) Conclusões

Anúncios

Uma resposta em “Marrocos – Fes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s