Istambul 2/2

1 – Planejamento

2 – İstanbul 1/2

3 – İstanbul 2/2

4 – Capadócia – Kaymaklı, Derinkuyu e Vales Soğanlı

5 – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

6 – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

7 – Egeu 1/2

8 – Egeu 2/2

9 – Conclusões

Mudamos de hotel para nossas duas últimas noites, e fomos novamente comer no Hamdi. logo após nosso almoço, aproveitamos as vistas da Yeni Cami, da Torre de Gálata (Galata Kulesi) e do Corno de Ouro (Haliç),

Golden HornGolden HornGolden Horn

Mesquita de Rüstem Paşa (Rüstem Paşa Camii):

Próxima à Mesquita Nova (Yeni Cami) esta a relativamente pequena porém magnífica mesquita de Rüstem Paşa. Também obra de Sinan, no seu interior há lindos azulejos de İznik.

Mesquita Rüstem PaşaMesquita Rüstem PaşaMesquita Rüstem Paşa

Bazar das Especiarias (Mısır Çarşısı):

O nome em Turco significa na verdade Bazar Egípcio, mas os ocidentais chamam de bazar das especiarias pois desde sua fundação até os dias de hoje este bazar é o principal centro de comércio de especiarias de Istambul, e o segundo maior bazar coberto da cidade depois do Grande Bazar.

Bazar das EspeciariasBazar das EspeciariasBazar das EspeciariasBazar das Especiarias

Ele faz parte do mesmo complexo da Mesquita Yeni. Hoje em dia muitas das lojas vende quinquilharias “made in China”, mas ainda assim há interessantíssimas vendas. Como os corredores são bem menores que os do Grande Bazar a quantidade de gente faz com que a mobilidade seja em alguns momentos caótica e os corredores ficam até claustrofóbicos.

Cerimônia Sema (Dervixes Rodopiantes):

À noite fomos ver o ritual Sema da ordem Mavlevi. Rumi o fundador da ordem, acreditava que música de dança eram meios de induzir um extático de amor e que poderia liberar as pessoas da ansiedade e dor do dia-a-dia. A Sema é ponto central da ordem, e contém elementos espirituais e intelectuais que sempre buscam a perfeita união com deus.

Uma semana antes de chegarmos em Instambul, fiz a reserva por aqui. A minha idéia original era ver na Galata Mevlevi House,  porém recebi um email dizendo que o local estava em restauração e que eu poderia participar da cerimônia na Dede Efendi House, uma casa pequena que nos proporcionou estar próximos do ritual.

Dervishes

Esta é uma cerimônia religiosa, onde os participantes querem atingir o “wajd” que é um estado de êxtase, ou o “khamra” um estado de embriagues espiritual. As pessoas que lá estão devem manter silêncio e não aplaudir dado não é um espetáculo e felizmente desta vez todos participantes seguiram a etiqueta. No final, quando quase todos estavam em transe, um silêncio curioso – quase que desconfortável – tomou conta do local, inesquecível.

Cezayir Sk o “Bairro Alto” de Istanbul:

Após sairmos da Sema, jantamos depois no restaurante Bodrum que fica perto do Hipódromo, e, na seqüência fomos até a Cezayir Sk uma rua que fora recomendada por um amigo nosso para conhecermos um pouco da noite de Beyoğlu.

Cezayir SokakCezayir SokakCezayir Sokak

Apesar das diferenças óbvias, o local me fez lembrar bastante do Bairro Alto de Lisboa. Gostamos tanto que voltamos na noite seguinte.

Istanbul Modern:

O Museu de Arte Moderna de Istanbul surpreendeu bastante pela excelente infra estrutura mas principalmente pela ótima coleção, exposições temporárias (havia uma com relações diretas ao turismo) e o ótimo restaurante. Gostamos muito do museu e recomendo fortemente para todos que queiram conhecer um pouco da excepcional cena artística turca.

Istanbul ModernIstanbul ModernIstanbul Modern

Passeio de barco pelo Bósforo:

Fomos então “ticar” um dos passeios mais batidos de Istambul, o de barco pelo Bósforo. Há diversas opções sendo que alguns chegam até o Mar Negro, levando cerca de 6 horas. Infelizmente não tinhamos tanto tempo disponível e resolvemos fazer um que levou cerca de 2 horas e meia que sai do pier Karaköy e vai até a Ponte Fatih Sultão Mehmet.

Passeio BósforoPasseio Bósforo Passeio BósforoPasseio Bósforo

Avenida İstiklâl (İstiklâl Caddesi):

Depois do passeio fomos à Avenida İstiklâl, onde estão várias lojas e shopping center, mas nós ficamos mesmo andando pela rua a apreciando a movimentação de muitas pessoas pela rua e entramos na Igreja de Santo Antônio de Pádua, onde as pessoas que dentro dela estava olharam com curiosidade para nós quando fomos rezar, acredito que éramos dos poucos cristãos lá. 🙂

İstiklâl Caddesiİstiklâl CaddesiIgreja Santo Antonio de Pádua

Subimos então no rooftop do restaurante Ponte para tomarmos uns drinks e apreciarmos o por-do-sol.

Ponte RestaurantePonte Restaurante

Ao descer do restaurante a certeza que Istambul é a Lisboa no lado leste da Europa:

CastanhasBonde

Beyoğlu

No dia seguinte, fomos até o Macka Park onde tomamos o teleférico até o outro lado do parque e então caminhamos pelas ruas do bairro sem muito compromisso, a não ser chegar até a Torre de Gálata.

Bonde Macka ParkBeyoğluBeyoğluBeyoğluGalata TowerVista do Mikla

Queríamos almoçar no restaurante Mikla onde há um rooftop com lindas vistas da cidade, porém era segunda-feira e ele estava fechado, mas os simpáticos funcionários nos deixaram ainda assim subir para tirarmos umas fotos.

Miniaturk:

Nossa última parada foi o parque de minuaturas Miniatürk. Nele há réplicas de monumentos históricos da Turquia, foi também bastante interessante ver as crianças aprendendo história através destas réplicas!

MiniaturkMiniaturkMiniaturk

A co-pilota ficou perdida com tantas miniaturas! 😀

Tivemos depois uma passagem de aproximadamente 7 horas por Istambul em uma escala. Saímos rapidamente do aeroporto de de taxi estávamos depois de aproximadamente 40 minutos no centro da cidade. Fomos até o Hafiz Mustafa comer uns blaclava e börek e tomar chá turco.
Hafiz MustafaSirkeci Garı

Fomos então ver uma cerimônia Sema, mas desta vez na estação de trem Sikerci. O local é muito mais amplo que a Dede Efendi House e também mais bonito, no entanto, não gostamos nada do comportamento das pessoas que estavam participando da cerimônia. Havia gente que não parava de falar – e suspeito que até mesmo falar no celular – e para praticamente arruinar a cerimônia, palmas em algumas pausas. 😦

Será que sou muito chato?

sema ceremony Sirkeci Garısema ceremony Sirkeci Garı

Fomos então ver um pouco da Mesquita Azul e da Santa Sofia. Queríamos muito comer Pide (a “pizza” turca), mas não encontramos em nenhum restaurante na vizinhança, felizmente o espetacular lounge da Turkish Airlines tinha muitos deles e provavelmente os melhores que já provamos!

Sultan Ahmet Camii Ayasofya

Istanbul é certamente uma das minha cidades favoritas na Europa. Acredito que me sinto mais confortável somente em Lisboa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s