Turquia – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

1 – Planejamento

2 – İstanbul 1/2

3 – İstanbul 2/2

4 – Capadócia – Kaymaklı, Derinkuyu e Vales Soğanlı

5 – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

6 – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

7 – Egeu 1/2

8 – Egeu 2/2

9 – Conclusões

O título do post já deixa bem claro que este foi um dia bastante intenso. Acordamos bastante cedo para irmos fazer o tão esperado passeio de balão. Havíamos pesquisado os operadores e decidimos pela Kapadokya Balloons que tem excelentes resenhas no Tripadvisor e segundo o Lonely Planet é a única operadora a mudar o local de decolagem de acordo com os ventos do dia. Reservamos o Exclusive Deluxe Flight Program que apesar de mais caro é mais longo e com menos pessoas no mesmo cesto.

No nosso primeiro dia na Capadócia nos disseram que por conta dos fortes ventos a balonagem foi cancelada. Estávamos bastante apreensivos para o dia seguinte, mas felizmente no nosso dia o tempo estava melhor, porém com previsões de virar no meio da manhã.

Começamos a ver dezenas, não centenas de balões e por um momento até achei que eles não iriam para algum ponto específico e que sairíamos junto com aquele número enorme de balões. Mas não, nosso grupo seguiu em frente e saímos de onde o capitão disse ser o melhor ponto para aproveitarmos a visão da capadócia com os ventos daquela manhã:

346758

Confesso que morro de medo de altura. Sou daquelas pessoas que quando chega próximo do parapeito de um mirante começa a tremer e estava bastante preocupado com minha reação. Porém o balão sobe de uma forma tão suave que no início não notei o quão alto estávamos.

9101112

A paisagem da capadócia vista do alto é inacreditável, foquei nela e controlei minha acrofobia. A mistura de tons de verde, marrom, cinza e azul além de tantas outras naqueles vales incríveis é uma experiência inesquecível.

1314151617192418

Infelizmente o tempo começou a virar, e o passeio que seria de quase 2 horas foi reduzido para aproximadamente 1 hora e 15 minutos (a empresa depois devolveu a diferença do que seria um Standard Flight, também recomendamos a Kapadokya Ballons).

202122232526

No final um “champagne” e recebemos nossos “certificados”, um pouco cafona, mas tudo bem, havíamos acabado de realizar um grande sonho. 😀 E Na volta, com o tempo realmente piorando passamos por Ürgüp.

27Urgup

Vale dos Monges (Paşabağ)

Depois de comermos o café-da-manhã em nosso hotel e descansarmos por uns 30 minutos, fomos conhecer o Vale dos Monges e o tempo havia melhorado um pouco:

Vale dos MongesVale dos MongesVale dos MongesVale dos Monges

A maioria das pessoas vai até a parte central e visita a parte do Vale dos Monges que está mais próxima à estrada. Seguimos a recomendação do pessoal de nosso hotel e fomos até uma parte mais alta onde consegue-se ver o outro lado do vale e também mais “monges”. Nossa visita durou cerca de 50 minutos, mas aos que querem aproveitar mesmo o vale e querem andar mais pode durar bastante mais.

Zelve Open Air Museum (Zelve Açık Hava Müzesi)

Há cerca de 15 minutes do Vale dos Monges, está o Museu ao Ar Livre de Zelve, dentro do qual há hoje resquícios do que foi uma incrível cidade cavada em pedras que foi habitada até os anos 1950s, quando devido à erosão os últimos habitantes tiveram que deixar a região. O museu hoje contem diversas igrejas esculpidas na pedra, dentre elas o Monastério de Zelve, e também uma mesquita.

ZelveZelveZelveZelveZelveZelve

Dentro das habitações e das construções religiosas ainda pode-se observar os detalhes como um lagar de azeite, detalhes de pinturas (que hoje estão mais pálidas com o efeito do tempo), escadas esculpidas cuidadosamente, etc.ZelveZelveZelveZelve

Nossa visita à este incrível museu levou cerca de 2 horas. Ele esta fora do circuito principal que as agências oferecem assim a quantidade de pessoas explorando o local é bastante reduzida quando comparada aos locais principais. Em geral vimos grupos pequenos e pessoas fazendo de forma independente como nosso caso.

ZelveZelveZelveZelve

Vale da Imaginação (Devrent Vadisi)

O Vale da Imaginação nunca foi habitado, não contem igrejas e nem fortificações. O que faz deste vale uma atração bastante procurada são as formações rochosas que parecem-se com animais e outras coisas mais dependendo da imaginação!

Vale da ImaginaçãoVale da ImaginaçãoVale da ImaginaçãoVale da ImaginaçãoVale da ImaginaçãoVale da Imaginação

Göreme Open Air Museum (Göreme Açık Hava Müzesi)

O local mais visitado da Capadócia, O Museu ao ar livre de Göreme é o centro do que a Unesco classificou como Patrimônio Mundial “Göreme National Park and the Rock Sites of Cappadocia”. No museu há diversos mosteiros escavadas em rochas, cada um com sua igreja. Esta localizado bastante próximo ao centro de Göreme e conta com estacionamento na entrada do parque/museu. Fomos no final da tarde e diferentemente de Zelve, estava bastante cheio e em alguns lugares tivemos que esperar algum tempo para explorar os interiores das igrejas.

Goreme Open Air MuseumGoreme Open Air MuseumGoreme Open Air MuseumGoreme Open Air Museum

Os detalhes dos interiores das igrejas estão em estado melhor que os das igrejas de outros complexos da região:

No início de Abril, as flores já começavam a despontar, o que dava um visual ainda mais delicioso.

Goreme Open Air MuseumGoreme Open Air Museum

Nossa visita, levou cerca de 1 hora e meia, lendo as informações, tirando fotos e sem correria.

Ao chegarmos no nosso hotel, apreciamos o por do sol em Göreme enquanto apreciávamos um arak na sacada de nosso quarto.

Goreme

Almoçamos neste dia no Restaurante Dibek que gostamos bastante. Fica bem no centro de Göreme, a comida estava deliciosa, o preço razoável e o atendimento bastante gentil. Recomendamos!

DibekDibekDibek

Como sempre, mais informações aqui no VnV.