Turquia – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

2 – İstanbul 1/2

3 – İstanbul 2/2

4 – Capadócia – Kaymaklı, Derinkuyu e Vales Soğanlı

5 – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

6 – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

7 – Egeu 1/2

8 – Egeu 2/2

9 – Conclusões

No nosso terceiro e último dia na Capadócia o dia amanheceu com nuvens carregadas e previsão de chuva durante o dia na região. Além disso, por conta da logística fizemos o check-out cedo e partimos para nossos destinos com as malas no porta-malas (bem escondidas) para um dia intenso de visitas:

Uçhisar Kalesi (Castelo Uçhisar / Uçhisar Castle)

O interior deste castelo não é muito interessante, mas a posição estratégica do mesmo proporciona vistas deslumbrantes da região. A subida exige um pouco de preparo físico e no topo devido ao tempo as rajadas de vento eram razoavelmente fortes (cuidado com chapéus e afins). Deve ser lindo no por-do-sol por conta da visão 360 graus.

DSC09239DSC09244DSC09241DSC09261

No topo há um “bar” – que ainda estava fechado quando chegamos – que nos pareceu bastante interessante.

No topo vimos a chuva apertar há alguns kilómetros do Vale dos Pombos:

Güvercinlik Vadisi (Vale dos Pombos / Pigeon Valley)

Bastante próximo ao Castelo Uçhisar está o Vale dos Pombos. O nome do vale vem da enorme quantidade de pombais que foram esculpidos ao longo do vale. Os pombos eram utilizados como fonte de alimentos e fertilizantes, porém os fertilizantes químicos fizeram que a demanda por pombos diminuísse apesar que alguns fazendeiros ainda mantém métodos tradicionais por acreditarem que deixam as frutas mais doces e suculentas.

Fizemos pelo vale uma trilha de aproximadamente 45 minutos, que era bastante tranquila, porém um pouco escorregadia por conta da água da chuva.

Bazaar 54 em Avanos

Como a chuva apertou, aproveitamos uma indicação (não lembro exatamente de quem) e fomos até o Bazaar 54 em Avanos. Apesar de termos achado interessante presenciar a tecelagem a técnicas de produção de tapetes e seda, o preço estava demasiado salgado. Queríamos comprar algo na Turquia, porém como também teríamos um vôo low cost, deixamos para ver isto em Selçuk (decisão que provou-se certa – mais sobre isto nos posts a seguir).

DSC09295DSC09296DSC09304DSC09305

Çavuşin

Logo antes de almoçarmos paramos na vila de Çavuşin onde caminhamos um pouco por suas ruínas e vimos um pouco mais da linda paisagem da Capadócia de seu topo:

DSC09313DSC09318DSC09320DSC09362DSC09351DSC09364

Fairy Valley

Decidimos logo após o almoço passar em um dos “Vales com as Chaminés” que nos indicaram no hotel como um dos menos visitados. Como as estradas não são pavimentadas o fluxo de turistas é significativamente menor. Fomos de carro normal e apesar de termos visto algumas pessoas de 4×4 e de quadriciclos, conseguimos aproveitar bem o vale:

DSC09369DSC09378DSC09371

İbrahimpaşa

Passamos rapidamente pelo pequeno vilarejo de İbrahimpaşa, para apreciar as suas casas de pedra e perceber que os locais não estão muito acostumados com turistas por lá. 🙂

Passamos por um vale lindo perto de Ortahisar onde paramos para tirar mais algumas fotos:

Mustafapaşa

Nosso último destino no coração da Capadócia foi também um dos que mais nos encantaram. O centro da cidade conta com uma preservada cidade grega e nos arredores há paisagens lindas e os Mosteiros de São Nicolau (o Papai Noel / Pai Natal) e São Basílio

Demos sorte que na Golden Hour fomos premiados com dois arcos-íris:DSC09455 DSC09456

A paisagem nos arredores de Mustafapaşa são lindas, cheias de cores e textura, como estávamos no início da primavera, as flores que estavam começando a brotar deixaram tudo ainda mais especial:

DSC09468 DSC09476

Pode até parecer uma casa de Gnomos, mas na verdade era uma das partes do Mosteiro de São Nicolau (St. Nicholas) que visitamos logo antes de fechar:

DSC09488DSC09492DSC09483

Todo este roteiro teve menos de 60Km rodados, porém como andamos bastante e por conta do tempo carregado, levamos praticamente umas 10 horas para percorrê-lo contando o almoço, parada para café, etc.

De Mustafapaşa pegamos 75km de estrada para Kayseri, onde dormimos uma noite para na manhã seguinte tomarmos nosso vôo para Izmir.

Foram 3 dias excelentes na Capadócia. Diria que 2 dias são o mínimo para explorar um pouco da diversa beleza da região mas no nosso caso, com 2 dias poderíamos ter corrido o risco de ter perdido a “balonagem”. Um quarto dia seria perfeito para visitar algumas outras atrações!

2 respostas em “Turquia – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa