Turquia – İzmir, Claros, Afrodísias e Hierapolis-Pamukkale

1 – Planejamento

2 – İstanbul 1/2

3 – İstanbul 2/2

4 – Capadócia – Kaymaklı, Derinkuyu e Vales Soğanlı

5 – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

6 – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

7 – Egeu – İzmir, Claros, Afrodísias e Hierapolis-Pamukkale

8 – Egeu 2/2

9 – Conclusões

ASR-ADB

Nossos últimos 3 dias nesta viagem à Turquia foram na extremidade oeste da Anatólia na região de Izmir. Para chegarmos lá tomamos um voo de Kayseri para Izmir pela SunExpress uma empresa low cost subsidiaria da Turkish e da Lufthansa que era a única que fazia o trecho de forma direta e que encaixava na nossa agenda. Vôo tranquilo sem grandes acontecimentos e sem cobrança extra de bagagem ou qualquer imprevisto.

dsc09512

O vôo chegou  em Izmir “on schedule” às 10:30am, onde alugamos um carro para explorar a região. Antes disso passamos no centro de Izmir para almoçarmos com alguns amigos que então viviam por lá. Izmir é uma cidade costeira/portuária com mais de 2.8 milhões de habitantes e a cidade que tem (ou pelo menos tinha em 2013 quando lá estivemos) maiores inclinações ocidentais na Turquia.

Depois do almoço pegamos a Estrada em direção a Selçuk onde montamos nossa base por 3 noites. Cerca de 1 hora depois de sairmos de Izmir (trânsito bastante intenso) chegamos em Claros, ruínas de um antigo santuário grego que contava com templo e oráculo dedicados à Apollo Clarius. Nas semanas que antecederam nossa visita, chuvas intensas inundaram varias partes das ruínas transformando os compartimentos mais baixos em piscinas. Toda esta água fez com que houvesse uma explosão na população de sapos na região e o coaxar deles tornou o ambiente bastante inusitado!

As ruínas são relativamente compactas e como estavam inundadas não podemos vers os detalhes das partes inferiores e ficamos por lá por aproximadamente uns 45 minutos. Seguimos para Selçuk passando pela estrada costeira que vai para Kuşadası, uma estrada bastante sinuosa porém com lindas paisagens do Mar Egeu.

No dia seguinte tivemos provavelmente o dia mais intenso de toda viagem. Queríamos muito conhecer Aphrodisias e Hierapolis – Pamukkale mas não tínhamos muito tempo e eu não queria dirigir tanto por somente um dia. Contra todas as recomendaçõe e regras de etiquetas do bom viajante fizemos um tour de dia inteiro para visitar estas maravilhas. O tour foi bastante cansativo das 7:30AM ate’ as 8:30PM e obviamente que não conseguimos apreciar as atrações de forma tranquila: tivemos a sensação de estarmos num triathlon ou numa gincana. Porém dado que estávamos em um grupo relativamente pequeno – guia, motorista e mais 7 pessoas – consideramos que foi uma boa alternativa para “ticarmos” estes incríveis destinos.

Aphrodisias: 

Homenagem a Afrodite, Aphrodisias foi uma cidade grega onde o mármore da própria região foi bastante utilizado durante os períodos Helenisticos e Romanos e seus escultores atingiram grande fama durante o Império Romano. A cidade esta em uma zona sísmica e sofreu vários tremores e nunca veio a se recuperar do que ocorreu no século 7. Dentro do complexo destaque para o Tetrapilo (portão monumental), o estádio que é um dos mais bem preservados no mediterrâneo, o Odeon além das ruínas do templo de Afrodite. Dentro do museu está a escultura de Afrodite. De Selçuk até Aphrodisias levamos cerca de duas horas e ficamos em Aphrodisias por cerca de hora e meia.

Após o almoço tivemos mais uma hora e meia de estrada até algumas das atrações mais famosas da Turquia.

Hierapolis – Pamukkale

As ruínas de Hierapolis e as piscinas termais calcárias Pamukkale são atrações que estão adjacentes e são Patrimônio Mundial da Unesco desde 1988. Nas ruínas de Hierapolis (em Grego Cidade Santa) há uma piscina termal que pode ser utilizada, mas infelizmente na nossa correria não tivemos tempo (ou teríamos que fazer Pamukkale ainda mais express), assim recomendo um dia inteiro para apreciar ambas. Com o pouco mais de 2 horas que tivemos para explorar ambos locais e dividimos em mais ou menos 1 hora para cada.

As ruínas são incríveis, porém Pamukkale é que realmente impressiona, por sua raridade, e pelo ambiente no entorno:

 

Pamukkale significa Castelo de Algodão, um castelo de terraços de carbonato de cálcio:

Quando estivemos lá o céu estava encoberto e já era meio para final da tarde, certamente o melhor horário de visita é quando o sol esta a pino. Além disso fomos numa época (final de Março) que não é de “cheia” e visivelmente alguns terraços não estavam em sua plenitude, ainda assim memorável.

Realmente um lugar ímpar:

img_7863

A volta até Selçuk levou aproximadamente duas horas e meia. Conforme já relatado sabíamos que seria um dia bastante intenso e que não era exatamente o nosso estilo de viagem, mas gostamos muito de ter conhecido estes lugares. Idealmente teríamos pelo menos um dia e meio para este roteiro: meio para Aphrodisias e um dia inteiro para Hierapolis-Pamukkale.

Em Selçuk nos hospedados no Hotel Bella, hotel simples com quartos pequenos, porém com atendimento muito amigável e ótimo café da manhã que foi servido num terraço. Há também uma loja de tapetes anexada ao hotel – dos mesmos proprietários – onde fizemos umas comprinhas e foram os melhores preços que conseguimos, mas é necessário barganhar!

Obs: fomos em Março de 2013 e não tivemos nenhum problema, porém desde então a situação na Síria e o próprio ambiente político Turco deteriorou bastante. Atualmente (última atualização 29.Out.2016) o governo americano tem um “Travel Warning” para o país recomendando que a região sudeste (borda com Síria) seja evitada e os riscos de viajar para e pelo o país devidamente considerados.

Anúncios

Uma resposta em “Turquia – İzmir, Claros, Afrodísias e Hierapolis-Pamukkale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s