Visitando a Grande Muralha da China

Talvez a maior atração turística da atualidade na China e nossa grande motivação para visitar algumas cidades do país, a Grande Muralha – que na verdade são varias muralhas – são realmente grandiosas e os diversos trechos merecem uma visita. Trabalhos arqueológicos compreensivos concluíram que o trecho da dinastia Ming mede 8,800Kms (muros, trincheiras, lagos, rios, etc são incluídos na medida) e que na totalidade as muralhas chegaram a cerca de 21 mil e 200 Kms! Mas não, a muralha não é visível da Lua.

Há diversos trechos próximos à Pequim, o mais famoso – pela proximidade – deles é o de Badaling. Porém não queríamos visitar em condições assim. Lendo vários relatos e dicas como este no Viaje na Viagem, este da Christine que mora na China, e este da Mirella, resolvemos visitar 2 trechos um pouco mais distantes de Beijing: o de Jinshanling fazendo uma caminhada (hiking) com a Beijing Hikers e o de Mutianyu contratando um motorista para visitar outro trecho da Muralha combinado com os Túmulos da Dinastia Ming.

Foram duas experiências bastante distintas, no hiking fomos à um trecho bastante distante de Beijing (cerca de 2 horas e meia de ónibus) o que fez com que tivéssemos a muralha praticamente para o nosso grupo enquanto que em Mutianyu (1 hora e meia de carro) haviam muitos turistas. Outro fator importante a se considerar é que o no hiking andamos por 9Kms em temperaturas ao redor de zero Celsius (era final de Dezembro), assim preparo físico e roupas adequadas são imprescindíveis. Os dois trechos são incríveis e muito bonitos, mas se fosse para escolher somente uma das experiências ficaria com o hiking! Mas numa daquelas coincidências da vida uma semana antes descobri que grandes amigos estariam em Beijing bem neste dia e – facilmente – os convenci de fazerem o hiking conosco o que deixou a experiência praticamente imbatível!

Jinshanling:

“Aquele que não escalou a Grande Muralha não é um homem de verdade”
Mao Tsé-tung

Havia neve e para subir até o muro (não precisamos escalar) os crampons que a Beijing Hikers nos emprestou ajudaram bastante!

Mais difícil que caminhar e subir as escadas – muitas vezes bastantes íngremes – era escolher o melhor ângulo para fotografias, e agora escolher quais das centenas de fotos tiradas são as melhores!

Haviam 3 pessoas guiando nosso grupo, uma líder, um guia que estava no meio do grupo e uma guia junto com os integrantes mais lentos: o nosso grupo :D. Este trecho da Grande Muralha conta com trechos recuperados e alguns originais, nota-se a diferença.

Inicialmente a caminhada programada seria de 10kms, mas como tiramos muitas fotos e aproveitamos várias torres para ver a paisagem nosso ritmo foi um pouco mais lento que o inicialmente planejado e acabamos cortando o último quilometro.

Antes de voltarmos para Pequim paramos em um restaurante local onde nos serviram um delicioso banquete que daria para alimentar um exército! Um toque especial da Beijing Hikers é que eles fazem um “trip report”, o nosso está aqui.

Mutianyu:
Saímos do hotel às 7:30am para chegarmos no muro as 9:00am e pegarmos ele mais tranquilo, mas era visível que não teríamos o muro somente para nós como em Jinshanling. Neste dia os níveis de poluição em Beijing estavam altíssimos e era possível mesmo em Mutianyu sentir e ver o ar denso desta poluição. Como era inverno decidimos não descer pelo tobogã para não congelarmos, assim subimos e descemos pelo teleférico.

Dava vontade de tirar foto de tudo! O trecho da Muralha em Mutianyu está praticamente todo recuperado e não vimos nenhum trecho virgem/original, mas acreditamos que a recuperação foi feita de forma boa, não deixando muita impressão de ser um “parque de diversões”.

E tendo coragem de subir até o ponto mais alto a recompensa de grandes vistas e possivelmente alguns chineses orgulhosos em estarem lá no topo!

As duas visitas foram incríveis e gostamos de ambas. Se fosse para escolher somente uma delas, ficaria com o Hiking em Jinshanling, mas se o problema for tempo e querer fazer mais coisas no mesmo dia a opção de Mutianyu é muito boa.

Anúncios

6 respostas em “Visitando a Grande Muralha da China

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s