Posts Recentes

Turquia – Éfeso, Şirince, Casa da Virgem Maria e Selçuk

1 – Planejamento

2 – İstanbul 1/2

3 – İstanbul 2/2

4 – Capadócia – Kaymaklı, Derinkuyu e Vales Soğanlı

5 – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme

6 – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa

7 – Egeu – İzmir, Claros, Afrodísias e Hierapolis-Pamukkale

8 – Egeu – Éfeso, Şirince, Casa da Virgem Maria e Selçuk

9 – Conclusões

Éfeso (Efes/Ἔφεσος):

As ruínas da cidade antiga grega de Éfeso ficam bastante próximas a Selçuk (somente 3km do centro) e foi exatamente por isto que montamos base em Selçuk. Queríamos chegar antes da maioria dos turistas – que geralmente se hospedam em Kuşadası.

Seguimos o plano e levantamos cedo para visitar as ruínas gregas mais famosas da Turquia. Combinamos com o dono do hotel Bella (que no dia estava trabalhando na recepção) de ele nos deixar na entrada leste e nos pegar depois de 3 horas e meia na entrada norte, assim poderíamos maximizar nosso tempo no complexo. Do hotel até a entrada das ruínas não levamos nem 10 minutos e como chegamos cedo, ficamos um bom tempo com toda aquela maravilha para os poucos que “madrugaram”.

Ephesus Map - Tourist Attractions
A cidade que foi fundada ao redor de 1000 anos antes de Cristo e logo ganhou importância como centro religioso. O famoso Templo de Ártemis – uma das 7 maravilhas do mundo antigo, mas que infelizmente hoje restam somente alguns destroços – ficava vizinho à cidade aumentando a sua importância geográfica. A cidade floresceu durante a República romana e a grande maioria das estruturas que lá estão são desta época. No ápice estima-se que a população passou de 250 mil habitantes e possivelmente a quarta maior cidade do mundo atrás somente de Roma, Alexandria e Antioquia.

Citada no Apocalipse de João, a cidade foi local de importantes Concílios da Igreja Católica, acredita-se que a Virgem Maria passou seus últimos dias num lugar próximo (que está relatado abaixo) e que São João foi de Patmos para a região para cuidar dela e possivelmente escreveu seu evangelho aqui.

Rua de Colunas e Odeon:

Portão de Hercules e Templo de Adriano:

Um dos pontos altos da visita é a famosa Biblioteca de Celso:

Outro ponto alto é o enorme Teatro que tinha capacidade para 25 mil pessoas, possivelmente o maior do mundo antigo:

Após vermos o teatro voltamos para ver as “Terrace Houses”, onde há dezenas de mosaicos e acredita-se que era o local onde os nobres viviam:

Importância de chegar cedo:

Ao terminar de ver o incrível Teatro e após cerca de 1:45h de visita, voltamos para visitar as “Terrace Houses” e claramente os grandes grupos haviam chegado. Se você é como nós e gosta do ambiente um pouco mais tranquilo, é muito importante chegar bem cedo em Éfeso.

Já quase na saída vimos um show romano, para quem gosta é mais uma atração:

Visitamos Éfeso no final de Março que é uma época muito boa pois as temperaturas geralmente estão amenas e além disso com o início da primavera vimos várias macieiras, pessegueiros e outras árvores já aflorando. Éfeso adquiriu o status de Património da Humanidade da Unesco em 2015.

Mais informações aqui, aqui e aqui.

 

Şirince

Depois de quase 3 horas em Éfeso, voltamos para hotel para buscar nosso carro e fomos para Şirince, um belo vilarejo que fica cerca de 7.5km de distância de Selçuk.

Chegamos por volta de meio dia e por acaso vimos um restaurante que nos pareceu interessante: Artemis Restaurant and Wine House. Tivemos lá um agradável almoço de Páscoa:

Após almoçarmos, passeamos pelo vilarejo que tem lindas ruas de pedra e interessantes lojinhas para turistas. Algumas vezes as ruas eram íngremes pois a cidade está na encosta de uma montanha.

Andando por Sirince vimos várias curiosidades, entre elas a forma que os locais assavam pães e uma rua com vários Nazares (olhos turcos, o amuleto para proteger contra o mau-olhado) incrustados:

Mas o momento especial mesmo foi quando joguei um pouco de futebol com duas crianças que ficaram super felizes quando souberam que eu sou do Brasil: apesar de não jogar bem consegui disfarçar 😀

Casa da Virgem Maria (Meryem Ana Evi)

Santuário católico e muçulmano, a casa onde as visões da beata Ana Catarina Emmerich indicaram ser a última casa onde Virgem Maria viveu (inclusive são muito interessantes as histórias sobre as visões e posteriores escavações na região), hoje atrai milhares de peregrinos de ambas religiões. Para quem não sabe a Virgem Maria é adorada  pelos muçulmanos e foi citada mais vezes no Alcorão que no novo testamento!

Era domingo de Páscoa e a informação que tínhamos é que haveria duas missas em Italiano, uma próximo ao horário de almoço e uma as 16:00 e optamos por chegar lá próximo do segundo horário. Afinal a segunda missa foi em Inglês pois havia um grupo de missionários dos EUA no local, sim tivemos a missa de Páscoa na Casa da Virgem Maria!

 

Selçuk

screen-shot-2017-01-20-at-2-36-36-pm

Tivemos tempo para conhecer algumas das atrações de Selçuk na nossa última manhã na cidade, fizemos todas elas à pé desde o hotel. Começamos pela Mesquita Isa Bey (Isa Bey Camii):

Vimos o que resta do Templo de Ártemis (uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo):
temple-of-artemis

E por fim fomos à Cidadela Bizantina onde está a Basílica de São João – supostamente também o túmulo de São João – e o Castelo Ayasoluk :

Obs: fomos em Março de 2013 e não tivemos nenhum problema, porém desde então a situação na Síria e o próprio ambiente político Turco deterioro bastante. Atualmente (última atualização 29.Out.2016) o governo americano tem um “Travel Warning” para o país recomendando que a região sudeste (borda com Síria) seja evitada e os riscos de viajar para e pelo o país devidamente considerados.

  1. Xi’an (西安) Deixe uma resposta
  2. Tailândia e Vietnã Deixe uma resposta
  3. Visitando a Grande Muralha da China 6 Respostas
  4. Turquia – İzmir, Claros, Afrodísias e Hierapolis-Pamukkale 1 Resposta
  5. Turquia – Capadócia – Castelo Uçhisar, Vale dos Pombos, Çavuşin, Mustafapaşa 2 Respostas
  6. Fernando de Noronha 4 Respostas
  7. Maldivas Deixe uma resposta
  8. Adeus 2014 e que 2015 seja repleto de viagens! 2 Respostas
  9. Turquia – Capadócia – Passeio de balão, Vale dos Monges, Zelve, Vale da Imaginação e Göreme Deixe uma resposta